Food Truck: Como montar um de forma prudente

O food truck é um veículo adaptado para a venda de produtos alimentícios que se tornou popular em São Paulo, mas já conquistou todo o país. Uma forma criativa, acessível e com um estilo forte de comércio de rua das grandes cidades. Sempre presente em grandes eventos, como festivais, eventos culturais e campais, proporcionam uma grande variedade gastronômica.

Do ponto de vista empreendedor, montar um food truck pode ser uma maneira de começar no ramo da alimentação ou expandir um restaurante já existente com um investimento acessível. Contudo, é preciso entender todas as etapas para que o comércio flua com segurança, sem gerar dor de cabeça e frustração.

Regulamentação

Questões como locais de venda, licenças municipais e concessões privadas precisam de uma atenção especial.

Certifique-se de ter todas as autorizações em dias e evite transtornos e prejuízos.

Qualidade e Higiene

“Podrão” é um termo da gíria carioca que já é utilizado em todo o país para definir sanduíches e outros alimentos preparados na rua em condições de higiene desfavoráveis. Embora muita gente leve essa proposta alimentar com naturalidade, você não deve querer ser classificado como um food truck dessa categoria.

Busque garantir uma estrutura e equipe que garanta a higiene e conservação de todos os alimentos. Desde o armazenamento, passando pelo preparo, até o momento da entrega. Isso vai garantir o cumprimento das normas da Vigilância Sanitária e clientes saudáveis e satisfeitos.

Nicho e especialidade

A fama dos food trucks está fortemente relacionada com a inovação gastronômica, temperos peculiares e sabores únicos. Se você começar a atuar nesse ramo, precisa definir qual será o diferencial do seu comércio.

Contribua com uma culinária marcante e única e consequentemente, torna-se uma referência, além de garantir os lucros. 

Marketing

Mesmo tendo um estabelecimento rotativo, você precisa investir na identidade visual do seu negócio. Tenha um plano para divulgar o seu estabelecimento e conheça o público que deseja atingir.

Manter os perfis nas principais redes sociais organizadas, vai contribuir para que o seu comércio seja visto e localizado com maior facilidade.

Posts Recentes