Qualquer estratégia para aumentar as vendas é sempre muito bem-vinda. Quando bem aplicada, elas podem garantir maiores lucros e fidelizar clientes. Entre elas destaca-se o cupom de desconto e o cartão fidelidade, que apesar de não serem uma novidade, podem se reinventar em cada modelo de negócio e gerar mais possibilidades de vendas.
Mas, para quem nunca utilizou essas duas opções, é preciso entender bem as diferenças entre elas e saber quando e como aplicá-las em seu estabelecimento. Continue lendo esse artigo para compreender as principais características de cada uma delas e quais as suas principais vantagens e desvantagens. Assim você já sai daqui pronto para colocar tudo em prática no seu negócio e atingir os resultados desejados.
O que é o cupom de desconto?
O cupom de desconto é um código gerado pela loja e oferecido para os clientes com um desconto extra. O objetivo deles é dar um motivo a mais para que a compra seja realizada pelo cliente.
Cada cupom possui características únicas como uma validade, com um período em que começa a valer e uma data em que expira, um valor ou porcentagem determinada do desconto para compras a partir de um valor e até um valor máximo, além de serem aplicados em compras de produtos específicos de uma loja.
O estabelecimento também define a qual grupo de clientes esses cupons serão oferecidos. Por isso todas essas possibilidades tornam o uso dos cupons uma estratégia flexível, capaz de se adequar a qualquer modelo de negócio, seja ele grande ou pequeno.
O que é o cupom fidelidade?
Como o próprio nome já define, o cupom fidelidade é uma das melhores estratégias de fidelização de clientes. Seus benefícios alcançam o empreendedor, que acaba atraindo novos públicos e mantendo os antigos consumindo, como ao consumidor, que tem acesso a benefícios exclusivos quando inserido em um programa de fidelidade.
A maioria dos programas de fidelidade enfatizam o acúmulo de pontos, oferecem descontos e outras vantagens exclusivas. Isto é, os pontos acumulados podem ser trocados por um prêmio definido pelo estabelecimento. Normalmente são oferecidas algumas opções de produtos ou serviços.
Estratégia | Vantagens | Desvantagens |
Cupom de Desconto | ✔️Compartilhado com um grupo de clientes segmentado ✔️Personalizável ✔️Aplicável em estratégias de curto prazo ✔️Atrai novos públicos. | ❌Resultados temporarios ❌ Atrai também clientes esporádicos. |
Cartão Fidelidade | ✔️Altamente eficaz para a fidelização de clientes ✔️Proporciona resultados mais duradouros ✔️Atrai novos públicos. | ❌Deve estar disponível para um número maior de clientes. ❌Exige um planejamento estratégico mais elaborado. |
Como criar um cupom de desconto do zero
Ao criar um cupom de desconto do zero, alguns passos são essenciais. Primeiramente, defina o propósito do cupom e escolha um design atrativo e alinhado à identidade visual da marca. Determine o valor do desconto de forma viável para o negócio e estabeleça uma data de validade para criar senso de urgência. Além disso, é importante divulgar o cupom em canais de comunicação relevantes, como site, redes sociais e e-mail marketing. Implemente um sistema fácil e seguro para resgatar o cupom. Monitore os resultados, como o impacto nas vendas e o retorno sobre o investimento. Lembre-se que, ao adaptar essas dicas ao público-alvo e contexto é fundamental para criar cupons persuasivos e garantir o sucesso em suas estratégias de cupons de desconto
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O “Cupom de Desconto” permitirá que você crie códigos promocionais exclusivos para atrair novos clientes e estimular as compras. Seus clientes ficarão entusiasmados em aproveitar essa vantagem especial ao comprar em seu estabelecimento.
Já o “Cupom Fidelidade” é uma forma eficaz de recompensar seus clientes mais fiéis e fortalecer o relacionamento entres eles e a sua marca, incentivando-os a retornar e recomendar para pessoas próximas.
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