Um dos passos principais para o sucesso de um restaurante é ter um cardápio atrativo. Afinal, é através dele que você irá capturar a atenção do cliente. O cardápio é, simplesmente, a vitrine do seu estabelecimento. Por isso, ao montar um cardápio fique atento para que ele combine com a proposta do seu negócio e com o público que você busca atingir.
Ao longo deste artigo, irei dar dicas de como montar o cardápio de forma fácil e sem erros. Começando pela escolha dos produtos que irão compor o seu catálogo até o melhor modelo de cardápio para o seu negócio.
- Como definir o que servir?
Se você ainda está planejando abrir o seu estabelecimento, uma das partes principais deste planejamento é definir o que será servido. Este é o ponto chave, pois de nada adianta ter um cardápio belíssimo, uma estrutura enorme, mas não oferecer bons pratos.
Por isso, antes de definir o que servir, busque responder essas perguntas:
- Quem é o público que eu quero alcançar?
- O que este público prefere? Pagar caro em pratos que prezem por ingredientes de qualidade? Ou pagar um pouco menos em ingredientes inferiores?
- Como eu posso garantir que irei oferecer qualidade e preço acessível ao mesmo tempo?
- Em quê eu posso inovar com relação aos meus concorrentes?
Depois de respondida essas perguntas, você terá uma melhor noção para começar a elaborar o seu cardápio.
A grande questão aqui é garantir que os produtos escolhidos serão bem recebidos pelo seu público-alvo. Além disso, o seu cardápio também deve estar de acordo com todo o conjunto do seu restaurante. Ou seja, não adianta querer servir um hambúrguer gourmet de R$40,00 se o seu restaurante não dispor do mínimo de estrutura para o cliente.
Pensando no delivery, a lógica é a mesma. Se você quer cobrar caro por um produto, garanta que irá oferecer embalagens de qualidade, que o seu produto chegará perfeito na casa do consumidor…
- Divida o seu cardápio em categorias
Agora que você já sabe como definir quais produtos inserir em seu cardápio, chegou o momento de montá-lo. O primeiro passo da montagem é dividir os produtos em categorias.
Essa é uma forma de deixá-lo organizado e facilitar a vida do consumidor. Você pode usar categorias tradicionais, como:
- Aperitivos;
- Refeição;
- Bebidas;
- Sobremesas.
E, ainda, a depender do estilo do seu negócio, pode deixar essa divisão mais requintada, usar por exemplo:
- Do mar – para pratos com frutos do mar;
- Da terra – para raízes, vegetarianos;
- Drinks – para bebidas alcoólicas…
As opções para a organização do seu cardápio são inúmeras, você pode escolher a que melhor se adeque ao seu estabelecimento. Apenas tome cuidado para que esta organização seja coerente.
- Escolha boas fotos
Seja no delivery ou na loja física, um cardápio precisa de fotos atrativas para chamar atenção do consumidor. Afinal, todos costumamos comer antes com os olhos, não é mesmo?
As dicas para ter boas fotos são:
- Invista nos famosos “food porn” – fotos em que os alimentos estão exageradamente suculentos;
- Utilize fotos reais – nada de propaganda enganosa, se o cliente se sentir lesado, ele jamais voltará a comprar em seu estabelecimento;
- Você pode tirar fotos até mesmo do celular – hoje em dia, os smartphones são capazes de tirar fotos ótimas. Mas você precisa se assegurar de estar em um local iluminado, além de buscar outras dicas de fotografia para alimento.
- Descrição dos produtos
Junto com a foto, faça uma descrição detalhada dos seus produtos. Essa dica é especialmente importante para aqueles que querem usar nomes “diferentões” em seu cardápio.
Por exemplo, uma hamburgueria que homenageie o nordeste pode ter um hambúrguer com o nome “Lampião”. Mas o que isso quer dizer para o consumidor? Por isso as descrições são tão importantes, coloque: “Lampião: Carne de 200g, queijo muçarela maçaricado, melaço de cana e bacon.”
- Invista em modernidade
Hoje em dia, o tradicional cardápio em papel vem perdendo espaço. Isso porque, os cardápios digitais podem ser usados tanto no delivery quanto no espaço físico do restaurante, diminuindo a quantidade de garçons no estabelecimento.
Para ser acessado no espaço físico, você pode disponibilizar o link via QR Code do seu cardápio e o cliente poderá acessá-lo pelo smartphone.
Assim como o cardápio tradicional, o cardápio digital deve ser montado com zelo, atentando-se para a organização, as fotos e descrições dos produtos.
Gostou deste artigo? Continue navegando pelo nosso blog e leia outras dicas para o seu delivery. Separei estes outros dois artigos que você pode gostar: