Seu cliente só pede a mesma coisa no delivery? Aprenda a diversificar suas vendas

Se você tem um restaurante preferido, é bem possível que tenha o seu “de sempre” lá. Em qualquer estabelecimento, sempre vai haver os mais pedidos, é fato. Em lugares que são especializados em algum tipo de culinária, isso se torna ainda mais evidente. Por exemplo, um restaurante de comida italiana que tem como carro-chefe o filé a parmegiana. 

Mas, para alguns restaurantes, ter uma saída tímida de alguns produtos em detrimento de outros pode não ser tão bom. Seja por conta da sazonalidade dos alimentos ou até mesmo por um desejo do proprietário de ampliar a venda de outros pratos. 

Neste artigo, a minha intenção é te mostrar formas de incentivar o seu cliente a diversificar seus pedidos.

Cardápio semanal

Todo mundo sabe que a melhor forma de aumentar a venda de um produto é diminuindo o seu preço. 

Se a sua ideia é fazer com que determinados pratos tenham mais saída, não adianta fazer uma promoção geral em seu restaurante. Você precisa realizar ações voltadas apenas para esses pratos.

Uma boa ideia é o uso do cardápio semanal. Não é que os outros produtos vão deixar de ser vendidos, mas, a cada dia da semana, você pode eleger um prato para entrar em promoção.

É bem aquela ideia do “sanduíche do dia” e funciona com qualquer coisa. Pode ser sabor de pizza, hambúrguer e até mesmo os próprios pratos de refeições completas. Por exemplo, você é dono de um restaurante que fornece marmitas. Na segunda-feira, o frango pode ser o prato do dia e sairá por R$18,90. Na terça, é o dia do fígado… e assim por diante.

Além de diversificar as vendas, essa ideia também é uma forma de fazer com que você faça um melhor controle de estoque, já que é compreensível que se venda mais os pratos que estarão em promoção.

Happy Hour

Outra maneira de incentivar o consumo de pratos que você quer que tenham mais saída do seu cardápio é o uso do Happy Hour. 

Todo mundo adora um bom Happy Hour e engana-se quem pensa que ele é feito apenas de bebidas alcoólicas. Por exemplo, uma hamburgueria de Salvador faz promoções de Happy Hour de segunda a sexta e inclui nelas boa parte de seus hambúrgueres, deixando de fora apenas os mais vendidos.

Percebe qual é a sacada? Incentivando que as pessoas consumam outros hambúrgueres, por estarem mais baratos, é provável que elas gostem e voltem a pedi-los novamente. Assim, o cardápio da hamburgueria se manterá com diversas opções e pouquíssimo desperdício. 

Cardápio sazonal

Se você trabalha com ingredientes ou especiarias que precisam estar em uma determinada época para serem compradas, então a ideia é trabalhar com um cardápio sazonal.

Determinadas frutas para roska ou, indo um pouco mais longe, alguns frutos do mar que só são pescados em certos períodos do ano são alguns exemplos de alimentos sazonais. Para chamar atenção para eles e aumentar suas vendas, você não irá pelo lado das promoções. Muito pelo contrário.

Nesse caso, a estratégia é passar a ideia de exclusividade. Apenas naquele momento o seu cliente pode experimentar aquele prato ou bebida. Então, divulgue em suas redes sociais. Você pode até criar uma campanha do tipo “Festival da Seriguela” – usando como exemplo a bebida. 

As formas de divulgação são várias e, o melhor, você não precisa abaixar o preço de nenhum produto nesta situação. Apenas tome cuidado para não deixá-lo muito elevado em comparação com os outros produtos do seu cardápio.

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