Hamburgueria gourmet: Como se destacar no mercado?

As hamburguerias gourmet estão se tornando queridinhas dos brasileiros. De alguns anos para cá, esse estilo de restaurante explodiu e parece que em cada esquina você pode encontrar uma hamburgueria gourmet. 

No intervalo de 20 anos, de 1994 a 2014, o consumo de hambúrguer explodiu. Segundo o Instituto Gastronomia, a alta desse setor foi de 575%. Imagine se tivéssemos dados mais atualizados sobre isso. Eu aposto que esse número seria ainda maior. 

Sabendo da quantidade avassaladora de hamburguerias gourmet no mercado, decidimos escrever este artigo para você que está interessado em abrir uma e quer se destacar no mercado.

Primeiro, iremos falar sobre o cardápio:

  1. Ofereça diversidade de sabores

Um cardápio diversificado não significa que estará abarrotado de itens. A ideia é oferecer combinações variadas, sem cansar o consumidor.

Ninguém gosta de passar horas tendo que escolher por um produto, assim como a maioria das pessoas gosta de ter mais de uma opção para se pensar. Por isso, o segredo aqui é equilíbrio.

Você pode, por exemplo, oferecer uma quantidade pequena de sabores de hambúrguer e oferecer a opção de que o cliente modifique algum dos ingredientes que estão postos ali. Essa é uma ótima ideia por dar a sensação ao consumidor de que ele possui liberdade para criar e experimentar com base nas opções já oferecidas pelo estabelecimento.

  1. Não se esqueça dos vegetarianos

Hoje em dia, restaurantes que apostam em pratos vegetarianos possuem um grande diferencial. 

Em 2018, uma pesquisa Ibope indicou que 30 milhões de brasileiros são vegetarianos – um aumento de 75% em comparação com a pesquisa anterior, feita em 2012. 

Ignorar o crescimento do vegetarianismo é o mesmo que desprezar uma boa quantidade de potenciais clientes. Mesmo que o seu público-alvo não seja pessoas vegetarianas, é importante, ao menos, ter uma opção que atenda a este público. 

  1. Combos com preços atrativos 

Como falamos acima, o mercado de hamburgueria artesanal está em constante crescimento. Por isso, é claro, a concorrência é grande. 

Para se destacar os preços também são uma variante fundamental a ser analisada. As pessoas estão em busca do melhor custo-benefício. Porém, no caso das hamburguerias gourmet, por serem voltadas majoritariamente para o público de Classe A e B, elas também não abrem mão de qualidade.

Por isso, busque agregar valor aos seus produtos com o uso dos famosos combos. Eles não precisam ser necessariamente baratos, mas precisam apresentar vantagem em comparação aos concorrentes. 

Exemplo de combo: Hambúrguer + batata frita + refrigerante ou milk shake.

Só não se esqueça, não adianta abaixar o preço e deixar o produto uma pechincha. Se não tiver qualidade, ele não irá vender. 

Sobre o seu negócio:

  1. Ofereça praticidade

Apesar de serem artesanais, continuam sendo hambúrgueres. E ninguém gosta de esperar horas por um hambúrguer. 

Quem sai para comer um hambúrguer está em busca de praticidade, seja no atendimento, na forma de consumir o alimento (embalagens fáceis de abrir e que não sujam) e na rapidez com a qual ele será entregue. 

Por isso, em cada setor de produção da sua hamburgueria é importante frisar a praticidade. Uma boa ideia nos estabelecimentos físicos é o uso do cardápio digital nas mesas para acelerar o atendimento. O cliente não precisará ficar esperando pelo garçom, chamando por ele e torcendo para ser visto, para só então ser atendido. 

  1. Dê uma identidade para a sua hamburgueria 

Quando falamos em hamburgueria gourmet eu já imagino que algumas devem ter vindo à sua cabeça. E eu aposto que você pensou na identidade visual delas.

Para qualquer tipo de estabelecimento, ter uma identidade bem definida é extremamente importante. Mas no caso das hamburguerias gourmet essa qualidade é ainda mais essencial, levando em conta o nível de exigência das pessoas que costumam consumir hambúrgueres artesanais. 

A identidade é o primeiro passo para definir qual será a imagem que a sua hamburgueria vai passar. Isso vai desde as ações de marketing, a imagem nas redes sociais até os elementos do espaço físico da hamburgueria. 

Gostou deste artigo? Separei esses outros dois que também podem te ajudar:

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