Não tem como deixar de admitir que um frete grátis desperta o olhar do consumidor. Oferecer essa vantagem a mais tem se mostrado como um meio para aumentar as vendas e como decisiva na hora em que o cliente precisa escolher em comprar um produto em uma loja ou outra.
Mas, até onde é possível oferecer essa condição especial sem prejudicar o seu negócio? Continue lendo esse artigo e descubra as vantagens e desvantagens de oferecer frete grátis no seu comércio.
Se a oferta de frete grátis não for bem planejada, aquilo que deveria ser positivo para a sua loja, pode acabar ocasionando prejuízos. Por isso é preciso definir o custo e cálculo de frete de forma precisa e permanecer monitorando os resultados. Assim será mais fácil indicar prejuízos e necessidade de ajustes.
Vantagens de oferecer frete grátis
1 – Diminui carrinhos abandonados
Se você possui um e-commerce deve possuir dados significativos sobre o número de carrinhos abandonados em sua loja. Pesquisas do setor de varejo apontam o frete grátis como um fator decisivo para influenciar na decisão de compra. Essa é uma vantagem comprovada por várias empresas que permanecem com essa oferta por tempo indeterminado.
2 – Aumenta as vendas
Como consequência da vantagem anterior, as vendas tendem a aumentar. Muitos consumidores veem o frete grátis como uma grande vantagem e nem questionam se a loja embutiu o valor do serviço de entrega no produto. Se você precisa alavancar as vendas, oferecer frete grátis pode ser mesmo uma boa estratégia para ser colocada em prática.
3 – Fideliza clientes
Além de atrair novos clientes, oferecer essa oferta vai alegrar quem já consome os seus produtos e já sabe que precisa pagar um valor adicional do frete. Se seu desejo é manter sua clientela, sem dúvida essa é uma ótima opção.
Investir na experiência satisfatória do cliente tem sido um esforço de todas as grandes marcas de visão. Com o frete grátis você não vai dar motivos para o seu consumidor procurar a sua concorrência.
Desvantagens de oferecer frete grátis
1 – Diminuição dos lucros
Essa provavelmente é a principal razão para que a maioria dos empreendimentos não encarem a opção de ofertar o frete grátis. Mas a diminuição dos lucros não é um fator determinado. Com os cálculos certos é possível oferecer a opção sem sacrificar a margem de lucro. Invista bem nessa etapa para evitar danos. Afinal, não adianta ter muitas vendas, aumentar os trabalhos e não vivenciar de fato os resultados.
2 – Maior logistica de entregas
Se você cria anúncios divulgando a vantagem do frete grátis e aumenta o número de vendas, precisa estar preparado para a logística que o fluxo maior vai exigir, tanto do setor de vendas, quanto do seu serviço de entrega.
3 – Mais investimentos
Você já entendeu que o aumento dos pedidos vem acompanhado da necessidade de ampliar a sua equipe de entrega, correto? Se você não realizar os investimentos necessários, vai correr o risco de oferecer um serviço sem qualidade, com atrasos nos prazos de entregas, por exemplo.
Por isso, ao optar por oferecer o frete grátis em sua estratégia de vendas, tem consciência que isso irá demandar mais tempo e uma equipe que corresponda ao tamanho do fluxo de entregas.
Conclusão
O perfil do seu negócio será determinante para que, depois de saber os principais prós e contras do frete grátis, você possa definir adotar ou não essa estratégia para o seu negócio.
Características como o tempo do seu negócio, tamanho, equipe, setor, produtos e público-alvo podem influenciar na decisão a ser tomada. Reúna sua equipe, levante informações, faça avaliações e trace a estratégia que melhor se encaixe com a sua empresa.
Gostou desse artigo? Separei esses outros dois para você:
http://site.hotmenu.com.br/usar-a-ferramenta-de-pagamento-por-whatsapp-no-seu-delivery-e-seguro/
http://site.hotmenu.com.br/saiba-a-diferenca-entre-cupom-de-descontos-e-cartao-fidelidade/