Como programar a semana de postagens na redes sociais para restaurantes

Todo mundo sabe da importância das redes sociais como um canal de comunicação eficiente para negócios. E por isso mesmo que todo o trabalho de produção de conteúdo e postagens deve ocorrer da melhor forma possível. Se você é empreendedor da área alimentícia e precisa melhorar a maneira como essas tarefas digitais estão sendo executadas, continue lendo este artigo e confira dicas matadoras.

Defina o seu público

Um trabalho relevante só será feito se toda a produção de conteúdo e postagens considerar o público-alvo da marca. Por esse motivo, antes mesmo de ter um perfil em qualquer rede social ou ideias de conteúdos, analise se tudo o que será feito irá de fato alcançar as pessoas que possuem o potencial de ir até o seu restaurante ou fazer pedidos no seu delivery.

Cada rede social possui um perfil de usuário predominante. Por exemplo: enquanto o Facebook permanece com usuários mais velhos, o TikTok reúne as novas gerações. Embora isso não seja uma regra, existem tendências que devem ser consideradas. Isso vale também para o formato dos conteúdos que engajam mais em cada rede social escolhida. Essa análise resulta em ações mais assertivas.

Estabeleça as redes sociais

Feita a análise do seu público, e hora de se posicionar nas redes existentes. Embora seja possível, você não é obrigado a estar em todas as redes sociais. Sabendo quem são os seus possíveis clientes, você pode focar em fazer o melhor apenas nas principais redes onde eles estão.

Alguns empreendedores acabam criando um problema ao criarem perfis em muitas plataformas e não alimentarem esses canais. Analise a estrutura que você dispõe em seu negócio e “não coloque o seu braço além de onde ele possa alcançar”.

Escolha os seus temas

Para evitar um esquema de postagens com muitas repetições de assunto e ausência de outros, defina os temas que são relevantes para o seu nicho de atuação.

Depois de defini-los, basta distribuí-los na programação semanal. 

Você pode escolher temas como: cardápio, promoções, rotina da produção, promoções, espaços da loja física, equipe de atendimento, novidades, conteúdos sazonais, equipe de colaboradores e outras especificidades do seu ramo.

Organize o planejamento

Muito bem, se você chegou até aqui compreendendo a importância dos passos anteriores, vai ter menos trabalho e minimizar os erros na hora de organizar as suas postagens.

Você não precisa postar todos os dias, mas saiba que o ideal é oferecer conteúdos diários. Entre postar diariamente sem qualidade e publicar três vezes por semana um bom material, prefira a segunda opção.

Crie uma rotina de postagens e faça tudo com antecedência. Se deixar para fazer em cima da hora pode acabar encontrando imprevistos e assim a tendência será adiar as publicações. Quando o planejamento não é feito com antecedência a sensação acaba sendo de um trabalho muito maior do que quando feito de forma planejada.

Confira um exemplo de programação de postagens baseado no que aprendemos até aqui:

CRONOGRAMA SEMANAL DE POSTAGENS
DIA DA SEMANATEMAFORMATO
DOMINGOConteúdo SazonalA definir
SEGUNDA-FEIRAColaboradoresCard
TERÇA-FEIRAEspaços da lojaStorys
QUARTA-FEIRARotina de ProduçãoVideo Curto
QUINTA-FEIRACardápioCarrossel
SEXTA-FEIRAPromoçõesCard
SÁBADO Nossos clientesFoto

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