Diz aí: quem não gosta de um docinho? Após o almoço ou em qualquer hora do dia ele sempre cai bem! Sem exageros, ele não pode faltar. Se você trabalha ou não no ramo alimentício e escolheu empreender com uma doceria, saiba que realmente fez uma boa escolha. Esse nicho segue sendo promissor e possui uma grande demanda.
Apesar do sucesso das confeitarias ser uma tendência, é preciso inicialmente considerar o local onde você pretende montar sua loja, qual o posicionamento da concorrência na região e qual o perfil do público. Seria melhor produzir doce tradicional ou vegano, somente delivery ou também em um ponto físico?
Levante todas as questões existentes, encontre as possíveis respostas e inclua tudo isso em seu planejamento. Assim você irá minimizar os riscos e aumentar as possibilidades de ter um empreendimento de sucesso. E é com esse plano bem riscado que você poderá estabelecer a estimativa, agora sim monetária, do custo para lançar sua doceria.
Cada objetivo e estratégia vai apontar um orçamento diferente, mas é possível sim lançar uma doceria com um baixo investimento.
Adquira os equipamentos essenciais
Para começar os trabalhos você não precisa adquirir todos os equipamentos disponíveis no mercado, porém alguns itens são fundamentais, e é neles que você deve focar nessa fase inicial. Confira essa lista básica:
- Balcão refrigerado aberto
- Vitrine quente /fria
- Formas e acessórios
- Forno Industrial
- Batedeira, liquidificadores e mixers
- Mesa de aço inoxidável
- Ultracongelador
Planeje seu Cardápio
Embora estejamos falando sobre um mesmo tipo de negócio alimentício, o que irá diferenciar cada doceria é a personalização do cardápio. Com a definição dos pratos e possível dar aquele toque especial e único. Doces apimentados, azedinhos ou agridoces? Em formatos de brinquedos ou com um tom artístico que chamam mais a atenção dos adultos?
Depois de definir os seus produtos, a melhor opção e contar com um cardápio digital personalizável para expor cada item da sua loja de doces. Diferentes categorias, produtos, tamanhos e preços podem ser configurados no Hotmenu, o cardápio digital preferido pelo empreendedor brasileiro.
Capriche na exposição das guloseimas
Docerias combinam com uma identidade visual bem elaborada para a marca. Persiga o objetivo de fazer com que os clientes “só de olhar fiquem com água na boca”.
Para isso tudo o que for visual precisa ser elaborado da melhor forma. Para as fotos do cardápio e redes sociais, explore a técnica do food porn, que busca captar e editar imagens de alta qualidade que expressão o melhor de cada parte dos alimentos.
A maneira de organizar os alimentos nas prateleiras e geladeiras de estabelecimentos físicos também precisam ser planejadas com intenção de atrair a atenção dos clientes através de cada detalhe.
Não se esqueça que esse tipo de alimento exige uma apresentação detalhista, exigindo do confeiteiro habilidades artísticas para a criação de cada tema, formato e acabamentos de bolos e doces.
Por fim, não esqueça de investir em uma boa embalagem. Como estamos falando sobre um modelo de negócio delivery, elas se tornam ainda mais importante. Considere a segurança e acomodação que os tipos de embalagens escolhidas oferecem.
Tenha um Gerenciador de Pedidos
O trabalho de uma doceria delivery não acaba após a produção. A verdade é que em um negócio como esse, diferentes etapas precisam ocorrer com fluidez. Divulgação, atendimento, precificação, controle de estoque, motoboy e pagamentos. A experiencia de cada consumidor precisa ser satisfatória em cada momento.
Para manter a qualidade na sua doceria delivery o Hotmenu oferece um sistema completo de gerenciamento de pedidos, assim fica mais rápido e seguro executar todas as tarefas e manter o controle mesmo em dias de muitas vendas simultâneas.
O gerenciador de pedidos possui diversas funcionalidades desenvolvidas como soluções para negócios de confeitaria. Não existe taxa adicional pelo uso das ferramentas, elas fazem parte do cardápio digital e podem ser utilizadas para personalizar o negócio da forma que o empreender desejar.
Essas são as dicas básicas para quem deseja começar seu novo negócio vendendo confeitados. Tire os planos do papel e sucesso nos trabalhos!
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