Os aplicativos de delivery se tornaram febre nos últimos anos. Em uma única plataforma, diversos restaurantes estão à disposição para os usuários. Tal característica pode ser ótima para os clientes, mas não tão boa assim para o empresário. Existe até uma matéria sobre isso na BBC, você pode conferir clicando aqui.
A questão é que os apps de delivery se tornaram uma boa vitrine, principalmente se você for afeito à promoções. Porém, como você já deve saber, algumas empresas, especialmente as pequenas, não são capazes de aguentar as altas taxas cobradas por esses aplicativos e muito menos a concorrência com grandes redes.
Por isso, a nossa intenção através deste artigo é te dar dicas de como destacar o seu restaurante nos apps de delivery, mas para torná-lo cada vez menos dependente deles.
Não sei se você já reparou, mas diversos estabelecimentos acabam aumentando o preço de seus produtos para suprir a perda com as taxas pagas nos aplicativos. Eu já percebi isso e criei o costume de procurar pelo delivery próprio do restaurante, mesmo que eu o encontre pelo Ifood ou similares, para ver se o preço está mais barato comprando diretamente com o estabelecimento.
A conclusão é quase sempre a mesma. Praticamente todos os restaurantes em que encontro o delivery próprio, oferecem um valor muito mais barato do que nos aplicativos. E eu acabo sempre comprando por ali.
Então, se você quer ficar bem posicionado nos apps de delivery, confira essas dicas:
- Categoria do produto
Nos aplicativos, as pessoas costumam navegar em busca de um restaurante que atenda aos seus desejos do momento. É por isso que é tão importante definir corretamente em quais categorias o seu restaurante se encaixa.
Se eu estiver querendo comer uma torta de chocolate, irei procurar por restaurantes na categoria doces. Essa é uma boa forma de fazer com que mais pessoas conheçam o seu estabelecimento.
- Escolha das fotos
Tanto em um cardápio online quanto em aplicativos de delivery, uma peça fundamental para que as pessoas sintam vontade de comprar em seu estabelecimento é o uso de fotos atrativas.
Você pode até investir nas chamadas “food porn” – que são fotos exageradamente suculentas. Mas lembre-se, nada de propaganda enganosa! Afinal, o seu desejo não é fazer uma única venda e frustrar o cliente depois. Você quer vender e fidelizar.
Ah, e o ideal também é que você use fotos dos seus produtos realmente e não de banco de imagens.
- Tenha preços competitivos
Nos apps de delivery, como eu falei acima, há muita competitividade. Quase sempre tem uma promoção rolando, um cupom de desconto disponível… Se você quiser se destacar, precisará ter preços competitivos.
Mas, cuidado! Você não pode se esquecer de sua margem de lucro. Por isso, faça as contas adequadas, leve em consideração todos os seus custos, incluindo funcionários, aluguel de espaço, conta de luz… acrescente o valor de cada ingrediente usado naquele prato e ainda o valor da taxa que você terá que pagar ao aplicativo de delivery sobre a venda de cada produto.
- Crie combos
Combos é uma ótima opção de aumentar o ticket médio do seu estabelecimento. A pessoa já está comprando um hambúrguer, por exemplo, ela já tem uma inclinação para comprar uma batata frita. Ofereça por um preço menor a junção dos dois produtos e garanta a venda!
Além disso, combos e ofertas costumam aparecer em melhores posições nestes aplicativos.
Essas foram as minhas dicas para manter o seu restaurante em destaque nos aplicativos de delivery. Se você quer saber mais sobre os apps e sobre outras formas de fazer delivery disponíveis no mercado, leia o artigo abaixo: