A montagem de uma cozinha completa é o sonho de muitos aspirantes e empreendedores do ramo alimentício. Embora esse seja um desejo comum, falta o conhecimento e as informações necessárias para que tudo comece bem. O planejamento inicial deve ser personalizado e dentro do orçamento adequado a cada modelo de negócio.
É claro que as ideias surgem, mas a orientação profissional adequada vai evitar futuras “dores de cabeça” e prejuízos causados por planejamentos mal elaborados. Para descomplicar esse assunto, vou apresentar algumas dicas iniciais para a montagem da cozinha do seu restaurante, bar ou lanchonete e ainda apresentar os equipamentos que não podem faltar nela.
Depois de realizar a consultoria com um profissional e ter um projeto em mãos, comece a pesquisar os equipamentos e fuja das marcas caras. O que você precisa mesmo considerar é a qualidade do equipamento, focando no custo-benefício. E cuidado com os vendedores, o objetivo deles é vender, por isso considere sempre o que você realmente precisa.
Equívocos no planejamento e em compra precipitada de equipamentos podem custar atrasos na conclusão da cozinha provocados por tamanhos de equipamentos incompatíveis com o seu espaço ou voltagens erradas, por exemplo.
Antes de ir para a lista de equipamentos essenciais, vale lembrar que estabelecer o cardápio é primordial para definir a estrutura. O que será usado em um restaurante de comida japonesa é diferente do que será utilizado em uma churrascaria, por exemplo. Por tanto, existem equipamentos essenciais, utilizados em qualquer cozinha, e específicos que podem variar de acordo com o tipo de alimento produzido.
Na lista a seguir vamos focar nos equipamentos essenciais para a maioria dos estabelecimentos:
- Fogões – Escolha um fogão industrial com pelo menos quatro bocas. Como eles possuem chamas mais potentes, acelera o cozimento dos alimentos e é ideal para panelas maiores.
- Fornos – Sejam a gás ou elétricos, são essenciais para assar e dourar. Por serem maiores que os fornos comuns, vão preparar mais alimentos em uma única fornada.
- Bancadas – A bancada industrial serve para diversos trabalhos que fazem parte da rotina de uma cozinha como cortes, porcionamentos e montagens de pratos. Existem opções simples ou com gavetas e prateleiras inferiores.
- Chapas – Também existem opções a gás ou elétricas em tamanhos variados. Em alguns projetos específicos podem ser substituídas por churrasqueiras e grills.
- Fritadeira – Esse item é importante para agilizar a sua produção de alimentos e economizar óleo. Existem opções a gás e elétricas, normalmente com uma ou duas cestas. Esse equipamento ajuda a produzir alimentos menos gordurosos e mais crocantes.
- Coifa – Esse equipamento tem a função de filtrar o ar do ambiente, eliminando cheiros, gorduras e fumaça, preservando a limpeza dos outros elementos da cozinha. Existem diversos modelos que podem se adequar muito bem ao seu projeto.
- Câmara fria de refrigeração e congelamento – A câmara fria é utilizada para refrigeração, já a de congelamento consegue atingir temperaturas muito mais baixas e são usadas no comércio e indústria. Em cozinhas menores podem ser substituídas por freezer vertical ou horizontal.
E aí? Quantos itens dessa lista você já riscou? Separei outros artigos com dicas práticas para o seu restaurante. Confira: