Frete grátis: vantagem ou desvantagem para o seu negócio?

Não tem como deixar de admitir que um frete grátis desperta o olhar do consumidor. Oferecer essa vantagem a mais tem se mostrado como um meio para aumentar as vendas e como decisiva na hora em que o cliente precisa escolher em comprar um produto em uma loja ou outra.

Mas, até onde é possível oferecer essa condição especial sem prejudicar o seu negócio? Continue lendo esse artigo e descubra as vantagens e desvantagens de oferecer frete grátis no seu comércio.

Se a oferta de frete grátis não for bem planejada, aquilo que deveria ser positivo para a sua loja, pode acabar ocasionando prejuízos. Por isso é preciso definir o custo e cálculo de frete de forma precisa e permanecer monitorando os resultados. Assim será mais fácil indicar prejuízos e necessidade de ajustes.

Vantagens de oferecer frete grátis

1 – Diminui carrinhos abandonados

Se você possui um e-commerce deve possuir dados significativos sobre o número de carrinhos abandonados em sua loja. Pesquisas do setor de varejo apontam o frete grátis como um fator decisivo para influenciar na decisão de compra. Essa é uma vantagem comprovada por várias empresas que permanecem com essa oferta por tempo indeterminado.

2 – Aumenta as vendas

Como consequência da vantagem anterior, as vendas tendem a aumentar. Muitos consumidores veem o frete grátis como uma grande vantagem e nem questionam se a loja embutiu o valor do serviço de entrega no produto. Se você precisa alavancar as vendas, oferecer frete grátis pode ser mesmo uma boa estratégia para ser colocada em prática.

3 – Fideliza clientes

Além de atrair novos clientes, oferecer essa oferta vai alegrar quem já consome os seus produtos e já sabe que precisa pagar um valor adicional do frete. Se seu desejo é manter sua clientela, sem dúvida essa é uma ótima opção.

Investir na experiência satisfatória do cliente tem sido um esforço de todas as grandes marcas de visão. Com o frete grátis você não vai dar motivos para o seu consumidor procurar a sua concorrência.

Desvantagens de oferecer frete grátis

1 – Diminuição dos lucros

Essa provavelmente é a principal razão para que a maioria dos empreendimentos não encarem a opção de ofertar o frete grátis. Mas a diminuição dos lucros não é um fator determinado. Com os cálculos certos é possível oferecer a opção sem sacrificar a margem de lucro. Invista bem nessa etapa para evitar danos. Afinal, não adianta ter muitas vendas, aumentar os trabalhos e não vivenciar de fato os resultados.

2 – Maior logistica de entregas

Se você cria anúncios divulgando a vantagem do frete grátis e aumenta o número de vendas, precisa estar preparado para a logística que o fluxo maior vai exigir, tanto do setor de vendas, quanto do seu serviço de entrega.

3 – Mais investimentos

Você já entendeu que o aumento dos pedidos vem acompanhado da necessidade de ampliar a sua equipe de entrega, correto? Se você não realizar os investimentos necessários, vai correr o risco de oferecer um serviço sem qualidade, com atrasos nos prazos de entregas, por exemplo.

Por isso, ao optar por oferecer o frete grátis em sua estratégia de vendas, tem consciência que isso irá demandar mais tempo e uma equipe que corresponda ao tamanho do fluxo de entregas.

Conclusão

O perfil do seu negócio será determinante para que, depois de saber os principais prós e contras do frete grátis, você possa definir adotar ou não essa estratégia para o seu negócio. 

Características como o tempo do seu negócio, tamanho, equipe, setor, produtos e público-alvo podem influenciar na decisão a ser tomada. Reúna sua equipe, levante informações, faça avaliações e trace a estratégia que melhor se encaixe com a sua empresa.

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