Recentemente, saiu um artigo aqui no blog falando sobre as funcionalidades do Instagram para o delivery. Um dos tópicos que mais chamou atenção de vocês foi quando falamos sobre o Instagram Shopping e a possibilidade de atrelá-lo ao seu cardápio online.
Agora, neste artigo eu pretendo destrinchar mais esta funcionalidade, explicar as vantagens dessa integração e definir quem está e quem não está apto a usá-la.
O que é o Instagram Shopping?
Com certeza você já se deparou com lojas que usam a funcionalidade Instagram Shopping. Sabe quando você está rolando o feed ou entra no perfil de uma loja e ao clicar nas fotos aparece o ícone de uma sacola? Então, isso é o Instagram Shopping.
Ao clicar nas fotos com produtos marcados, o usuário vê uma descrição do produto, o preço e de lá mesmo é redirecionado para a loja online.
Quais são as vantagens de integrar o catálogo digital ao Instagram?
A integração entre o Instagram e o seu catálogo digital é uma forma de facilitar o processo de compra. Você não precisará mais ficar respondendo mensagem no direct com o link para a sua loja.
Com a pandemia e o aumento das vendas no e-commerce, o Instagram passou a investir muito no recurso do Instagram Shopping. Por isso, além do link aparecer nas suas postagens em que você marcar um produto, o Instagram agora possui uma aba especial voltada apenas para lojas. Ou seja, ao entrar no seu perfil, o usuário pode ir direto para lá, saber os preços dos seus produtos e já ser direcionado para o seu catálogo.
Outra vantagem é que justamente pelo Instagram estar apostando nessa funcionalidade, ao integrar um catálogo digital ao seu perfil, ele terá mais visibilidade na rede, tendo mais chances de aparecer no “Explorar” e atingir novos usuários.
Quem pode e quem não pode usar o Instagram Shopping?
Em tese, todos os comerciantes podem e devem usar o Instagram Shopping. Não importa se o seu negócio é um restaurante, uma loja de roupas ou de produtos para cabelo.
Porém, nem todos terão contas aprovadas para a criação da loja no Instagram. Em primeiro lugar, é preciso ter um site com domínio próprio – por isso, não adianta querer veicular a sua loja no Instagram a um link de um app de terceiros, como apps de delivery.
No caso do Hotmenu, aos clientes que optarem por fazer a integração, oferecemos também a criação do domínio próprio. Além disso, lembra o WhatsApp que eu mencionei no título deste artigo? Então, nem todos os catálogos criados no Instagram Shopping terão essa integração, mas o Hotmenu sim, pois o nosso catálogo já é automaticamente ligado ao app de mensagens.
Este artigo foi útil para você? Separei outros dois que podem te ajudar: