Quanto custa para montar uma hamburgueria?

Já faz algumas décadas que o hambúrguer se tornou bastante popular entre as opções na hora do lanche. Ele também lidera o ranking dos produtos mais vendidos pelos maiores fast-foods do mundo, sendo responsável por boa parte do faturamento desses estabelecimentos.

Para início de conversa, o objetivo deste artigo não é apontar um valor exato e monetário sobre os custos de empreender com hamburguerias, mas também indicar os custos com tempo, estratégias e planejamento.

Apesar do sucesso das hamburguerias ser uma tendência, é preciso inicialmente considerar o local onde você pretende montar sua loja, qual o posicionamento da concorrência na região e qual o perfil do público. Seria melhor produzir hambúrguer tradicional ou vegano, estilo fast food ou gourmet? 

Levante todas questões possíveis, encontre as possíveis respostas e inclua tudo isso em seu planejamento. Assim você irá minimizar os riscos e aumentar as possibilidades de ter um empreendimento de sucesso. E é com esse plano bem riscado que você poderá estabelecer a estimativa, agora sim monetária, do custo para lançar sua hamburgueria.

Tem gente por aí relatando ter conseguido abrir um negócio como esse com R$ 5 mil reais. Sabe-se também que uma estrutura mais elaborada, como os modelos de franquias, chegam facilmente aos R$ 150 mil. Ou seja, o valor de investimento pode variar bastante de acordo com cada realidade. 

Para ajudar você a organizar seu check list nesta tarefa, vai aí alguns pontos importantes:

Defina o local considerando seu público alvo 

Depois de mapear o território e entender quem são os potenciais clientes – que podem ser veganos, público alternativo, crianças ou pessoas que consomem alimentos mais sofisticados, entre outros – encontre o ponto que te ofereça o melhor custo-benefício e que esteja bem acessível para o público alvo.

Estabeleça uma estrutura 

Você sabia que pode começar utilizando até mesmo a estrutura da sua casa ?

Sim, é possível! Ainda mais se você for iniciar o projeto somente com o sistema delivery. Mas se for montar uma loja física, precisa definir espaços como cozinha, balcão de atendimento, salão de refeições, banheiros, escritório e depósito. Esses ambientes precisam de equipamentos como: fogão, liquidificador, chapa, fritadeiras, mixer, espremedor de frutas, panelas, prateleiras e talheres. Ainda tem os móveis e equipamentos eletrônicos para o caixa e escritório. Tudo isso são apenas exemplos que podem variar de acordo com o tamanho do seu projeto.

Monte uma equipe 

Todo cliente gosta de um bom atendimento e quando o assunto é lanchonetes, exige-se da equipe de atendimento e preparo rapidez e dedicação para manter a qualidade de tudo.

Por isso construa um time de sucesso, sendo criterioso na hora de selecionar fornecedores e funcionários. Essa equipe pode definir o sucesso ou fracasso do seu negócio!

Entre as funções a serem desenvolvidas estão: operador de caixa, garçom, chapeiro, auxiliar de cozinha e limpeza e administrativo. 

Tenha uma estratégia de divulgação 

Não deixe de fazer um bom investimento em ações de marketing. Nessa hora a boa estratégia poderá compensar os recursos limitados para aplicar em anúncios. Esse modelo de negócio é altamente visual, então capriche, desde a decoração aos cards de divulgação com anúncios de promoções e cupons de descontos. Se necessário, procure orientação de quem entende melhor da gestão de marcas, redes sociais e tráfego.

Por fim, não esqueça de legalizar o seu negócio, obtendo o CNPJ e fazendo contato com a prefeitura para saber sobre todas as licenças necessárias, como a da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiro. O Sebrae pode fornecer preciosas informações que irão facilitar os processos burocráticos. Então, se preciso for, não deixe de buscar ajuda de profissionais especializados em aberturas de empresas.  

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