Abrir uma franquia realmente é apostar em um negócio promissor. Isso porque esse modelo de negócio envolve o uso de uma marca já consolidada, o que diminui os riscos da gestão. Com as informações do franqueador, você pode ter acesso a informações importantes, um histórico com dados e métricas, baseadas em experiências da marca.
Análises Importantes:
1 – Considere o seu perfil de empreendedor em relação a franquia desejada
Existem franquias de diversos ramos de negócios. Entretanto, é preciso que você mesmo avalie sua vocação e habilidades para encontrar um negócio compatível com seu perfil empreendedor. Essa análise irá evitar as frustrações causadas por atuar em um negócio que você não se identifica.
2 – Localização do ponto comercial
Existem serviços e produtos regionalizados. Assim, algumas marcas franqueadas também estão disponíveis em regiões específicas.
Considerar a disponibilidade geográfica da franquia também é importante porque alguns produtos e serviços podem ser relevantes para determinados locais, porém não são importantes para o local que você deseja abrir uma unidade da franquia.
3 – Condições econômico-financeira da rede
Antes de se tornar um franqueado de uma determinada marca, é preciso avaliar não somente o poder e influência da sua marca. As questões técnicas que envolvem uma empresa precisam ser bem consideradas. Qual o histórico de crescimento da marca ? Quais as suas condições atuais ? Qual a projeção de crescimento e expansão desse negócio ?
Tudo isso é revelado através de documentações específicas como balanços dos dois últimos exercícios juntamente com a Circular de Oferta de Franquia (COF) e outras que comprovem a regularidade fiscal e tributária da empresa, verificando as certidões negativas federal, estadual e municipal de onde se encontra a sede da franqueadora.
4 – Suas finanças e possibilidades para realizar investimentos
É muito comum que empreender um novo negócio exige investimentos que ultrapasse os cálculos iniciais. Por isso, é preciso avaliar se você dispõe de capital de giro suficiente.
Um recurso reserva também será importante para a manutenção do negócio, até que seja possível obter lucro dele, o que não costuma acontecer de maneira imediata.
5 – Faça pesquisas
Com o auxílio da internet, é possível pesquisar bastantes sobre ramos, nichos e opções de marcas franqueadas. Análise e confrontar informações e dados.
Avalie a lucratividade e a experiência do franqueador e o suporte oferecido por ele.
6 – Fechando o negócio
Após todas as suas avaliações e contato com a marca que deseja adquirir a sua franquia, será preciso preencher uma ficha cadastral que será avaliada pela empresa franqueadora. Sendo aprovado, as negociações devem continuar.
Neste momento o candidato irá receber a Circular de Oferta de Franquia (COF), que conta com todas as informações importantes da empresa. Ele oferece o prazo de 10 dias para a análise, sem exigências de assinar qualquer tipo de contrato ou pagar qualquer tipo de taxa.
A taxa de franquia deve ser paga ao franqueador no momento em que o contrato ou pré-contrato for assinado. Após o fechamento do acordo, o franqueado irá receber um cronograma com os próximos passos para adequações, treinamentos e funcionamento.
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