Foi em meados de 2021 que o WhatsApp começou a disponibilizar, de maneira gradual, a funcionalidade de pagamento. Qualquer novidade no mundo das transações financeiras gera questionamentos iniciais e com essa ferramenta não foi diferente.
O impacto da novidade só não foi maior porque opções de pagamentos semelhantes têm surgido com frequência. Como exemplo, temos o próprio PIX, que é o pagamento instantâneo brasileiro, lançado pelo próprio Banco Central, em 2020.
Para o comerciante, qualquer opção que facilite o processo de pagamento e agregue soluções para ambos os lados da venda, é sempre bem-vinda. Continue lendo esse artigo para entender melhor como essa ferramenta funciona, seus recursos de segurança e quais cuidados precisa tomar para que a novidade permaneça otimizando o seu negócio de delivery.
Entenda porque é uma ferramenta segura
Esse serviço de pagamentos possui um conjunto de critérios de segurança, apresentados pela própria empresa Meta, proprietária do WhatsApp. Entre os critérios, a criptografia entre o telefone do usuário e os servidores do WhatsApp funcionam para manter as informações da conta em segurança.
Ainda, o armazenamento de dados contém várias camadas de proteção de hardwares e softwares. O acesso a esses dados, e aos servidores do Facebook Pay, é limitado e monitorado durante todo tempo.
Existe também uma camada extra de proteção que é exigida antes de fazer a transferência, que é a biometria, o reconhecimento facial ou a própria senha (PIN). Além disso, o Banco Central fiscaliza a Meta, que está sujeita a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Lei nº 13.709 e Lei do Sigilo Bancário, Lei Complementar nº 105/01 que protegem os dados dos clientes e impedem a venda para terceiros.
Até aqui você já deve ter percebido que o sistema é robusto e que oferece segurança para as transações em seu delivery.
Saiba como configurar
A configuração é bem intuitiva, com diversas etapas de preenchimento de dados do usuário e confirmações de autorização. Mas como esse artigo é sobre a segurança da ferramenta, a principal dica aqui está relacionada a criação da sua senha.
Nada, além de uma senha fraca e vulnerável, pode colocar os seus dados em risco. Os principais problemas estão relacionados a uma senha que não é forte e que de alguma forma é compartilhada, por isso, atenção para essa etapa.
Utilizar a biometria ou a identificação fácil, é uma boa opção para personalizar a segurança ainda mais.
Entender como tudo funciona é importante para que você configure a opção de pagamento no WhatsApp Business, ideal para negócios e que também conta com a funcionalidade. Essas informações também serão importantes no momento de instruir clientes desinformados a respeito da responsabilidade dele com a plataforma que não é sua.
Cuidados adicionais
Mas, realmente o WhatssApp pagamentos está protegido de fraudes, golpes e eventuais problemas de segurança?
A empresa detalhou algumas situações, por exemplo:em caso de invasão na conta, em que o golpista instala tenta acessar a conta do App em outro celular, não será possível usar o serviço porque o invasor precisaria do PIN, biometria ou reconhecimento facial do usuário verdadeiro para efetivar a transação.
Outro ponto é que se a conta do WhatsApp for instalada em um novo aparelho, as informações sobre pagamentos são automaticamente redefinidas, evitando que golpistas tenham acesso a sua conta do Facebook Pay.
É possível contatar o suporte da empresa diretamente no APP, na aba fale conosco, ou na ouvidoria da empresa, para resolução de problemas.
O que não será possível é reverter uma transação, assim, se o usuário for enganado por um golpista, por exemplo, essa vítima pode ficar no prejuízo. O mesmo vale para transferências realizadas para contatos desconhecidos ou errados. Então a dica é: fique atento para quem está realizando a transferência. Se o seu cliente errar o processo, a responsabilidade não será do seu negócio.
Gostou desse artigo? Separei esses outros dois para você:
http://site.hotmenu.com.br/que-tal-optar-pelo-delivery-digital-com-taxa-zero-para-o-seu-negocio/
http://site.hotmenu.com.br/saiba-a-diferenca-entre-cupom-de-descontos-e-cartao-fidelidade/