É inquestionável a importância da embalagem na hora de entregar um produto, muitos deles não possuem nem um custo alto de produção, mas quando bem embalados ganham sofisticação e um novo valor.
Ela também é uma das principais responsáveis pela proteção do produto. Desde quando saí da produção, até a hora do consumo, a embalagem irá proteger e conservar o produto, evitando contaminações e mantendo sua integridade.
Mas como se já não bastasse todos os custos com insumos, colaboradores, água, energia, impostos e outros, a embalagem também aparece exigindo uma fatia que pode até comprometer os lucros. Vamos entender melhor esse assunto e como repassar esse gasto no produto final.
Valor de Produção
Os custos de produção são aqueles relacionados à etapa produtiva, e podem ser divididos em custos indiretos, material direto e mão-de-obra direta, ou seja, tudo que é obrigatoriamente necessário no processo produtivo.
Entender os tipos de custos é importante para controlar todas as despesas e delimitá-las. Isso ajuda na compreensão do que é investimento e ganhos reais.
É possível que você já tenha escutado a expressão “ estou trocando dinheiro por ai”, no mundo do comércio. Isso acontece exatamente pela falta de compreensão desse assunto.
É até possível que um estabelecimento esteja vendendo muito e oferecendo preços bem atrativos, mas que esteja sem uma margem de lucro adequada.
Não deixe de investir em uma boa embalagem para garantir um bom acondicionamento, transporte e apresentação do seu produto. Só não esqueça de saber exatamente qual o valor dela dentro do custo de produção.
Valor de Venda
Se você já conseguiu precificar as embalagens, começou bem. Agora é a hora de definir como repassar o valor para o cliente.
O Custo da Mercadoria Vendida (CMV) representa exatamente isso, a soma das despesas para produzir e armazenar um produto até que ele seja vendido. é com esse dado que você vai conseguir calcular o seu lucro bruto.
A opção mais tradicional é incluir o valor das embalagens no preço de venda, mas se você possui um delivery, por exemplo, pode atribuir esse custo ao valor do frete.
Normalmente, apesar do frete variar de acordo com cada distância, existe um valor fixo mínimo, e é nele que você pode acrescentar o valor da embalagem.
Revise os seus custos agora mesmo e mantenha a qualidade das embalagens, assim você garante a satisfação e fidelização do seu cliente. Só não deixe de definir a melhor estratégia para repassar esse valor no custo de venda do produto e evitar perdas nos lucros do seu negócio.
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