A primeira impressão é a que fica! Como criar uma impressão positiva em seu delivery

A maioria dos novos comércios costumam começar o atendimento ao cliente e a entrega de produtos e serviços com uma expectativa alta, acompanhada de motivação, atendimento empolgante e serviço de alta qualidade. Com o passar do tempo, nem sempre a qualidade do atendimento permanece e consequentemente o alcance e  fidelização de clientes diminui. 

Pesquisas científicas apontam para a importância do primeiro contato de uma pessoa com algo novo. Os primeiros 60 segundos são decisivos na construção da imagem que alguém faz sobre uma determinada pessoa ou ambiente. Essa importante informação sobre a psicologia também pode ser aplicada para que negócios de delivery desenvolvam ações que tornem a primeira impressão do cliente positiva. Continue lendo este artigo e entenda mais como fidelizar o cliente a partir do primeiro contato.

Amor à primeira vista!

Não é preciso fazer grandes investimentos ou “inventar a roda” para conseguir agradar a um cliente. Conheço bem seu público-alvo você precisa avaliar suas preferências e desenvolver seu produto e serviço para atender os principais desejos identificados. Por exemplo: se você possui uma lanchonete que vende coxinha, mas notou um aumento significativo de clientes veganos, busque atender a demanda existente e satisfazer a necessidade de um novo público.

Entendendo a necessidade do seu cliente vai ficar mais fácil agradá-lo criando soluções para ele. Reflita: Se o seu negócio fechasse hoje, as pessoas da sua geografia de atendimento sentiriam falta dele? Se a resposta for não, é preciso repensar todo o negócio. Ao falar sobre necessidades e vontades, não podemos esquecer da dor do cliente. Para você entender melhor, vou dar um exemplo a seguir.

Imagine que você é proprietário de uma pastelaria, e começa a notar que muitos pais e mães estão deixando de comprar pastéis para os filhos com a queixa de que o queijo contido no recheio possui lactose, e os filhos deles são intolerantes a ela. Dentro da sua estrutura, se você conseguir incluir um produto no cardápio que seja zero lactose, estará acabando com a dor de alguns clientes e abrindo o seu negócio para novos públicos. 

Alguns ajustes nos produtos ou mesmo na forma como o serviço é executado farão a diferença. Outros aspectos mais conhecidos, principalmente em deliverys, é a necessidade de um atendimento rápido, mas com a mesma qualidade de um pedido com prazo maior. E como manter esse padrão nos processos eu falo logo a seguir.

Equipe sempre pronta

O desejo de fazer os clientes se apaixonarem, no primeiro contato com a empresa, não deve estar apenas no coração do proprietário ou gerente, mas em toda a equipe envolvida nas etapas de atendimento. Por isso, realizar treinamento motivacionais e criar estratégias de incentivo deve fazer parte do negócio que deseja ser marcante na vida do cliente.

O colaborador motivado vai manter o sorriso e a cortesia durante todo o atendimento. Isso vai gerar uma experiência única, personalizada, levando o cliente a sempre experimentar uma jornada de compra satisfatória em seu negócio.

Para manter esse ritmo, em que os processos fluem, a empresa precisa se manter muito bem organizada. Desde a checagem do caixa para identificar notas e moedas necessárias para os trocos, até a notificação de entrega do pedido após a chegada do motoboy no local de entrega. Uma equipe sem treinamento, métodos pré-definidos e equipamentos organizados não conseguiria atingir esse objetivo.

Estabeleça rotinas, se antecipe as crises e problemas para minimizá-los ao máximo e tenha todos os equipamentos necessários sempre à disposição. Com essas dicas vai ficar mais fácil manter clientes satisfeitos desde a primeira impressão, afinal é ela que sempre fica.  

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