Como gerir dois negócios de forma organizada?

Se você se encontra na condição de gestor de dois negócios ou essa possibilidade está bem próxima de você, não precisa se desesperar. Criando uma metodologia de gestão estratégica, você irá contribuir para viabilizar e organizar os seus negócios.

Para alguns, o contexto é gerir várias unidades em um negócio de um mesmo nicho. Por exemplo, um dono de pizzaria que agora possui mais uma unidade, além de ter um ponto de delivery. Neste modelo, os processos e recursos apenas serão duplicados, com poucos ajustes de acordo com as necessidades específicas da unidade filial.

Em outra simulação, poderíamos ter outro negócio de alimentos para esse mesmo proprietário, assim, haveria mais mudanças, mas dentro de um ramo já familiar e com a possibilidade de alguns aproveitamentos técnicos e de recursos. 

A condição mais desafiadora é realizar a gestão de vários negócios de nichos diferentes, mas até nessa situação, o planejamento e estratégia podem favorecer o avanço dos empreendimentos.

Gestão padronizada

O famoso “pulo do gato” para cumprir bem essa missão está na sistematização dos processos de modo que possam ser executados mesmo com a sua ausência. Para isso é preciso criar um manual de procedimento dentro da empresa para que qualquer profissional possa saber o que fazer em cada momento e em qualquer setor.

Outra etapa importante é validar o modelo de gestão já utilizado no negócio mais antigo, antes de usar nos outros. Alguns questionamentos precisam ser respondidos, como: o treinamento oferecido para a equipe supre bem a necessidade de capacitação de colaboradores ? Depois de testado e aprovado, será possível repetir esse modelo de treinamento quando for necessário.

Para verificar a eficiência do modelo, será preciso produzir relatórios e métricas. Esse conjunto de processos será importante para mensurar os resultados do negócio. 

Tenha um bom representante

Multiplicar negócios exige oferecer autonomia a algumas pessoas da sua equipe, seja a um sócio ou gerente, parcerias de confiança precisam ser estabelecidas.

Considere que o perfil desse responsável pelo negócio, em sua ausência, precisa ser um de liderança, sendo respeitado pela equipe de colaboradores. Em situações de crise essa pessoa busca as soluções necessárias para a resolução e conta com a confiança dos demais.

Um elemento importante para que tudo ocorra bem em um trabalho de equipe é a boa comunicação interna. Certifique-se sempre de que as orientações foram compreendidas, faça o acompanhamento e ofereça feedbacks. Clareza e confiança nessa nova etapa de crescimento são fundamentais

Sistemas Integrados

Muitas empresas acabam tendo custos elevados por usarem diversos sistemas em cada etapa da produção e vendas. São custos fracionados com sistema de pagamento, estoque, pedidos, delivery e outros.

As grandes empresas que estão encontrando o caminho da expansão, multiplicação e até se tornando rede de franquias, já perceberam que a melhor opção é definir e investir em um único sistema integrado que facilite a gestão do negócio. Menos custos e menos treinamentos específicos para capacitar cada funcionário em diversos procedimentos. 

A opção que surge como uma tendência de solução para negócios são os catálogos e cardápios digitais. A nossa dica é claro, o Hotmenu, que atende os mais diversos modelos de negócios e possui diversas funcionalidades em uma única plataforma. Para quem precisa de um sistema de delivery, o Hotmenu possui a função integrada e sem cobrança de taxas.

Utilize as dicas desse artigo, tenha um bom plano para tocar os seus negócios e ainda conte com as soluções tecnológicas que tornam os processos simplificados. Mãos à obra!

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