A democratização dos meios de comunicação tornou os consumidores mais exigentes na hora de ter informações precisas nos processos de compras. Confirmações de compras, rastreamento e notificações de produção são algumas das informações que fazem parte dos serviços oferecidos pelas empresas atuais.
No contexto do ramo de alimento e delivery, ter um sistema que conte com funcionalidades para notificar os clientes nos diferentes momentos de produção e entrega é uma grande necessidade atualmente. Afinal, nenhum cliente quer ficar com água na boca esperando um pedido sem informações claras. Por outro lado, demandar uma equipe para atender clientes que só querem saber se o pedido saiu para a entrega ou não, é inviável e caro.
Como funciona o Status do Pedido
Na prática, um sistema de notificação de status do pedido funciona integrado ao sistema de pedidos. Após pedir uma pizza ou um açaí, por exemplo, o cliente continua sendo notificado sobre o início do preparo, finalização do preparo, entrega para o motoboy, trânsito e entrega realizada.
Um sistema de pedidos pode existir em diferentes formatos, como um site, chats, aplicativos e redes sociais. Seja qual for o espaço, por ele mesmo as notificações podem ser enviadas. A ideia não é criar um espaço de interação, mas apenas de notificações instantâneas, assim evita-se a demanda de atendimentos individuais apenas para atualizações de informação.
O que é um chatbot e como ele atenderia um delivery
Como algumas pessoas confundem a funcionalidade de notificação de pedidos com com um chatbot, vou explicar a seguir o que é ele e como ele funcionaria em um serviço de delivery.
Chatbot é um programa que simula ser humano na conversação com as pessoas. A intenção é que as perguntas sejam respondidas de tal forma que as pessoas tenham a impressão de estar conversando com outra pessoa e não com um programa de computador.
O uso de um chatbot no contexto de deliverys, pode exigir um investimento desnecessário, com uma funcionalidade não tão proporcional ao objetivo das notificações de status.
Sistema de Status de Pedido do Hotmenu
No Cardápio Digital Hotmenu a funcionalidade Status do Pedido já é integrada. Utilizar diferentes plataformas e canais para gerenciar essas tarefas em um modelo de negócio que demanda ações instantâneas no processo de vendas não contribui com a performance do atendimento.
Por isso o Hotmenu visa facilitar as operações para o comércio e atender a demanda do cliente atual, contribuindo para a satisfação do cliente, aumentando as vendas e a fidelização.
As fases para notificações são:
✔️Novo Pedido
✔️Em preparo
✔️Pronto para Retirar
✔️Saiu para Entrega
✔️Pedido Cancelado
✔️Pedido finalizado/ Entregue
Com o Hotmenu, ainda existe a possibilidade de cadastrar uma url para avaliação do atendimento que será enviada ao cliente assim que o pedido for enviado para o status de “Finalizado / Entregue”.