Hoje em dia, restaurantes que possuem delivery não podem ficar restritos ao já tão antigo telefone. Por vezes, as pessoas querem conferir o cardápio antes de fazer o pedido e restringi-las à ligação pode acabar fazendo com que você perca várias vendas.
Por isso, quanto mais acessível for o seu cardápio digital, melhor. Neste artigo, iremos te ensinar a explorar os diversos canais que a internet oferece para que você divulgue o seu cardápio digital.
Antes vou te lembrar como funciona o cardápio digital: o cliente acessa o link exclusivo do seu cardápio, monta o carrinho e faz o pedido que chega diretamente no WhatsApp do seu estabelecimento. É a melhor opção para empresas que querem fugir das taxas abusivas dos aplicativos de delivery.
Use o Instagram e Facebook para divulgar seu cardápio
Atualmente, o Instagram vem se consolidando como a rede social preferida dos brasileiros. Porém, não dá para negar a importância que o Facebook ainda tem sobre determinados públicos. Essa escolha de qual rede social usar vai depender da estratégia de marketing da sua empresa, da sua análise de onde está o seu público-alvo.
No Instagram, o ideal é deixar o seu cardápio digital visível para qualquer visitante que chegar em seu perfil. Sendo assim, as duas melhores opções são aquelas que ele consegue ver sem ter que rolar o feed, como os destaques dos stories e a bio.
- Destaques: Para criar um destaque é preciso ter postado aquelas fotos nos stories. Tire print do seu cardápio online, de forma organizada e poste em sequência nos stories. Em seguida, adicione essa sequência aos seus destaques. Lembre-se de colocar uma capa bonita e que deixe claro que ali é o cardápio digital. E se você tiver mais de 10 mil seguidores, aproveite e use o famoso “arrasta para cima”.
- Bio: Em sua bio, priorize deixar o link do seu cardápio online de forma bem visível. Para isso, coloque as informações principais sobre o seu restaurante e depois chame atenção para aquele link. Por exemplo: “Peça agora 👇👇”
No Facebook, os stories já estão sendo bastante utilizados também. Você pode postar prints do seu cardápio lá também, mas diferentemente do Instagram não é possível deixá-los em destaque. A principal forma de divulgar o seu cardápio é na seção “sobre”.
- Sobre: No Facebook não há uma bio, e sim a seção “sobre” em que você deve inserir as principais informações sobre o seu restaurante, como endereço, horário de funcionamento e, claro, o link para o seu cardápio digital.
Além disso, tanto no Facebook quanto no Instagram, uma ótima forma de divulgar seu cardápio é através dos anúncios patrocinados. Nos anúncios, você pode inserir um link para que o usuário que clicar seja direcionado para o cardápio digital. E o melhor é que você só paga pela quantidade de cliques que o seu anúncio tiver, ou seja, se o usuário ver e não clicar, você não paga.
Use as listas de transmissão do WhatsApp
Utilizando o cardápio digital, o WhatsApp é o seu grande trunfo. Isso porque quando o cliente faz uma compra pelo cardápio, aquele pedido chega diretamente no WhatsApp da sua empresa e você já pode salvar aquele contato para inseri-lo em listas de transmissão.
Nessas listas, você pode, por exemplo, enviar o cardápio uma sexta-feira a cada 15 dias, estimulando o cliente a pedir novamente. Outra ideia é mandar ofertas, cupons e combos especiais que só acontecerão em determinado dia, causando no consumidor a sensação de urgência em consumir aquele produto.
Dica extra: Aposte no famoso “food porn”! Envie imagens chamativas de seus pratos junto com as mensagens, afinal, a melhor forma de despertar o desejo é pelos olhos.
Gostou deste artigo? Queremos te ajudar a fazer o melhor delivery para o seu estabelecimento. Tem alguma dúvida? Nos mande uma mensagem no WhatsApp!