Qual a melhor maneira de usar gás em um restaurante

Se você é do ramo de restaurantes, bares e lanchonetes já está familiarizado com fogões, fornos e chapas na composição da cozinha do seu estabelecimento. Um item fundamental que garante o funcionamento desses equipamentos é o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), popularmente conhecido como gás de cozinha.

Seja o seu sistema de abastecimento a granel, com caminhões, ou com um sistema de tubulações de uma concessionária, é preciso considerar questões como instalações, segurança e maneiras econômicas de utilizar o combustível, mantendo a produção a todo vapor. 

Cuidados com as instalações

Busque ajuda técnica para construir um projeto de instalação personalizado, adequado ao seu espaço, planta e modo de uso. O projeto será validado com a assinatura do profissional responsável. 

O posicionamento dos recipientes de gás devem ficar no exterior do estabelecimento, em locais ventilados. Essa adequação varia entre os diferentes projetos arquitetônicos.

Atenção para as normas técnicas do Corpo de Bombeiros de cada estado e as da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Elas devem ser consideradas em todo o tempo.

Mantenha a segurança

Em um local de refeições coletivas a segurança deve estar em primeiro lugar. Por isso testes e regulagens adequadas devem ser realizados sempre que necessário.

Subsolos, porões e mezaninos não devem ser utilizados para abrigar os cilindros de gás, por serem ambientes fechados.

Quando for preciso realizar o manuseio das instalações, chame os profissionais responsáveis da empresa fornecedora. Essa orientação vale também quando for preciso decidir o tamanho dos recipientes de acordo com os diferentes equipamentos, como fritadeiras e chapas.  É o consultor técnico que deve fazer o cálculo do consumo para a sua necessidade. 

Fuja das “gambiarras” e evite acidentes!

Faça um uso econômico

O preço do gás disparou, então tudo o que for possível fazer para economizá-lo, deve ser feito. Observe a cor das chamas, se estiverem amareladas ou alaranjadas indicam que as bocas do fogão não estão funcionando bem e isso pode gerar um maior consumo. 

Cuidado com as correntes de ar, que diminuem a potência das chamas e aumentam o tempo de cozimento.

E de modo geral, estabeleça uma rotina de produção bem planejada, para que possa cozinhar ao máximo em uma única fornada e utilizar panelas adequadas para cada alimento como as de pressão, que aceleram o cozimento e são amigas da economia do seu  negócio. 

Separei outros artigos com dicas práticas para o seu restaurante. Confira:

Posts Recentes