Segunda-feira é dia de mercado: como organizar os insumos da semana do meu estabelecimento?

Se você é um proprietário de restaurante, lanchonete, bar e comércios afins, já sabe como é difícil manter tudo organizado. Sem um método para executar as tarefas e estabelecer uma rotina essa dificuldade vai continuar, oferecendo perigos para o seu negócio.

Por isso que neste artigo vamos falar de alguns processos necessários para que todos os insumos permaneçam organizados a cada nova semana de atividades do seu estabelecimento. 

Especificação dos insumos

É preciso saber o que se tem e o que é preciso adquirir. Isso é claro, em um contexto que pode mudar a todo o tempo. Defina quais são os tipos de insumos que o seu estabelecimento precisa. 

Na medida em que novas opções no cardápio forem surgindo, faça acréscimos. O mesmo vale para quando algum prato ou bebida for retirado. Exclua dos tipos de insumos e evite aquisições desnecessárias.

Esse trabalho de especificação irá proporcionar a criação de listas de compras mais objetivas e realistas.

Organização dos itens

Entendendo quais são os principais insumos que irão chegar no estoque do seu estabelecimento, vai ficar mais fácil preparar previamente os espaços de armazenamento.

O local de acondicionamento do estoque varia entre espaços para produtos secos, refrigerados ou congelados.

Outra etapa importante que deve ser realizada neste momento de organização dos itens é a etiquetagem. A data de validade, por exemplo, é item obrigatório por lei. Afinal, trabalhar com alimentos e lidar com a saúde pública.

Uma dica final para uma organização eficaz e a rotatividade dos insumos. Os itens mais velhos devem ser colocados sempre na frente daqueles que acabaram de ser entregues pelo fornecedor. Isso naturalmente evita que os produtos envelheçam nas prateleiras, além do desperdício.  

Contar

De acordo com os especialistas em estoque de restaurantes, a contagem dos insumos deve ser realizada pelo menos uma vez por semana. Como a maioria dos estabelecimentos dessa categoria tem maior movimento aos finais de semana, a segunda-feira seria o dia indicado para essa contagem.

Neste início da semana também podem ser realizadas as compras e assim cria-se uma rotina.

O resultado de seguir esses métodos de organização de insumos irá resultar em menos trabalho ou prejuízos. A contribuição será favorável para o aumento dos lucros.

Controle de Estoque Hotmenu

O Hotmenu, além de ser um Cardápio Digital, também funciona como um Gerenciador de Pedidos. Entre as diversas funcionalidades, encontra-se o Controle de Estoque.

Os processos manuais de registros do controle de estoque se tornaram obsoletos. Os grandes restaurantes utilizam programas específicos para esse controle, dando precisão ao trabalho de quem utiliza a ferramenta digital. 

O melhor é que agora já existe um modelo que integra as ações do pedido ao pagamento, em um só lugar. O cardápio digital é ideal para restaurantes, lanchonetes, bares e deliverys que desejam integrar funcionalidades com um único investimento.

Se você já utiliza o Controle de Estoque do Hotmenu, pode ativar todos os produtos que desejar. Cadastrar as compras de novos produtos e seu estoque será atualizado automaticamente.

Caso o estoque do produto seja zerado o mesmo aparecerá como “indisponível” no seu cardápio. Vai lá e comece agora mesmo a explorar essa e outras funcionalidades e garanta vantagens como planejamento, estoque otimizado, tenha a perspectiva de vendas, faça a projeção de novos pedidos e saiba quais os produtos mais e menos pedidos.

Gostou desse artigo? Separei outros dois com dicas práticas para o seu restaurante. Confira:

http://site.hotmenu.com.br/cadastre-seu-estoque-e-gere-relatorios-no-periodo-que-desejar/

http://site.hotmenu.com.br/quais-as-vantagens-do-controle-de-estoque-em-um-restaurante/

Posts Recentes

Sino Hotmenu
Sino Hotmenu
Sino Hotmenu

DE r$99,99
por: r$59,90

40% off

Adquira hoje com valor mais barato do mercado!